quinta-feira, março 29, 2007

Bagagem dos céus

Sempre foi mágico aquele momento em que as malas atravessam uma cortina de tiras de borracha preta e desfilam imóveis por uma passarela, enquanto os donos das gorduchas aguardam a entrada da sua em cena.

Tudo começava horas antes, no momento da partida, quando a mala era deixada em um outro piso rolante, e de lá partia. Alice figurava seus pertences viajando por uma esteira imaginária e, pelo caminho, cruzando com nuvens e estrelas. E, se o avião ia tão rápido, é claro que a esteira, ao sair do aeroporto, ganhava igual velocidade. De modo que chegavam juntos: proprietário e propriedade, em incrível sincronia. Uma vez, a mala de Alice aterrissou encharcada. Ela pensou: ou as estradas-esteiras voam mais baixo que os aviões ou as nuvens estariam altas demais naquele dia. Afinal, havia chovido!

Hoje, no entanto, passados alguns anos, as imagens fantasiosas de Alice desceram à terra. Hoje, ela tem a triste certeza de que aquela mala molhada sinalizava nada menos ordinário do que um vazamento qualquer ou uma má manutenção no bagageiro da aeronave.

Alice saiu do avião e uma única esteira do pequenino aeroporto dividia espaço com a pista de pouso. Aquela esteira imaginariamente infinita, transportadora de malas ou quaisquer objetos pelos ares, era, na verdade, circular. Rodava em si mesma. O que dividia suas metades era um vidro, um vidro! Alice não teve como evitar ver seu céu despencando. Quanto mais olhava, mais a frustração se confirmava. Ela viu funcionários da companhia aérea retirando, com seus braços doídos e suas caras cansadas, as malas do avião. E empilhando-as em um caminhãozinho. Viu o caminhãozinho se aproximando do outro lado do vidro, o motorista parando e descendo com o co-piloto. E os dois jogando as malas na falsa estrada aérea. E aquela cortina preta ali, mas sem função. O que ela via fazia parte de uma logística humana tão pouco inspiradora. Aquela gente, como as esteiras, rodando sem sair do lugar. Era tudo incondizente com o que, para Alice, representa uma viagem (ou, pelo menos, seus resultados)...

Aquelas malas não eram mais objetos privilegiados que carregavam outros tantos para uma viagem emocionante, em esteiras que – acreditava – deviam formar escorregas e, nessas horas, posicionar-se como tapetes de arcos-íris. Alice viu que tudo é muito mais simples e sem graça do que parece quando se desconhece. Deparou-se, dessa vez de forma transparente, com um mundo cruelmente real.

Pelo menos, pensou a jovem , por anos e anos as malas escondidas e as paredes opacas aguçaram sua imaginação. Agora, quando viaja, Alice lembra que, sim, outro mundo já foi possível. E para que sempre seja, leva livros na mala de mão.


6 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Muito legal essa viagem.

Limonada disse...

Por que tantos comentários excluídos???

Mariana disse...

Oi Ciça!!! Vc tem um blog?? Hahahahaha

Ciça Brandi disse...

Limonada, eu vou á saber.. ;-(