terça-feira, março 06, 2007

Sunshines more in Bahia

Quem nem tchum para o Oscar, ainda não ouviu um amigo elogiando o filme, e deixou de ver o maravilhoso Pequena Miss Sunshine porque não gostou da sinopse dos jornais cariocas, por favor, ignore-a. Ainda contagiada pelo brilho do sol baiano, reproduzo aqui a sinopse divulgada nos jornais de lá, mais fiel ao filme. Diz o seguinte:

Nenhuma família é normal, mas a família Hoover extrapola. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula, a desajeitada Olive, é convidada para participar de um concurso de beleza para pré-adolescentes. Durante três dias, eles deixam todas as suas diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa Kombi amarela enferrujada.

Agora, quem ainda não viu, veja só por curiosidade como O Globo resume o filme:

A pequena Olive tem um sonho: vencer o concurso de beleza infantil Pequena Miss Sunshine. Sua família, cheia de problemas, une-se em uma longa viagem de carro até a Califórnia para tentar transformar o sonho da garota em realidade.

Lendo isso, parece até que a pequena Olive é uma debilóida e que sua família forma uma típica patota americana, padronizada e hipnotizada por sonhos comuns. E é justamente o contrário. O filme aponta as particularidades de cada membro da família. Os conflitos e as verdades de pessoas reais, sensíveis e bem diferentes. O concurso de beleza é só o pretexto para muita coisa boa vir à tona. E confere ao filme um final de chorar de rir!

Um comentário:

Limonada disse...

Eu amei esse filme! Para mim, o avô é o melhor personagem! Disparado!!! beijos