sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Surpresas de Salvador

São notórias, mas ainda assim foram surpreendentes a gentileza e a receptividade dos soteropolitanos. Aliás, igual surpresa foi descobrir essa palavrinha grega que define os que nasceram em Salvador, Bahia. Andando sozinha pela cidade e com algumas programações em subúrbios e zonas nada turísticas, para não se estressar, a carioca Catarina reservou uma graninha adicional pra circular de táxi, o que dava a ela o direito de não saber como chegar no destino. Para não ficar culpada com o (mal) gasto, decidiu se dar uma, umazinha só chance de tentar um ônibus rápido, de R$ 2,00. Pronto. Nunca mais entrou em táxi. Era parar no ponto e perguntar pra alguém que ônibus pegar pra Portão, ou onde fosse, que o sujeito se mobilizava até ter certeza de que o trajeto estava claro e entendido. As pessoas - sem exceção - tomavam as perguntas da moça como questões próprias. Uma vez, um casal de namorados tirou papel e lápis da bolsa para desenhar o caminho e seus percalços. Tiveram uma dúvida e levaram Catarina até o jornaleiro próximo, para esclarecerem vendo o guia de ruas emprestado. Outra vez, o ônibus de uma Sra. chegou enquanto ela dava explicações a Catarina. Sem titubear, perdeu a condução. E ganhou uma admiradora. Teve também o cara que, ao ver a carioca desorientada, cedeu sua revistinha com a programação do fim de semana, do jornal que levava. Gestos bonitos, altruístas, impensáveis na maior parte das capitais... Agora, Catarina em Salvador, só de ônibus. Mas e os taxistas, como serão?

2 comentários:

Limonada disse...

Os taxistas são ótimos também! Quando fui para Salvador pela primeira vez, paguei R$ 30 a um deles e passei um dia inteirinho percorrendo os pontos turísticos. Pechincha total, né?

Churros disse...

OI!
eu tb resisti muuuuito aos blogs. exibicionismo, superexposição...tb nao sou eu, haha. mas vale a pena pra, como te disse, pôr pra fora. Pra ninguém, só pra vc. beijoca! bem-vinda!
Churros